segunda-feira, 17 de setembro de 2012

O Homem como agente da sua própria saúde


Os estudos de Ogden (2004, p:129) levaram-no a concluir que a aprendizagem social pode ser uma ferramenta de grande utilidade na promoção da saúde pois “os comportamentos de dependência podem ser desaprendidos, não são irreversíveis”. Isso reforça o conceito de Carvalho & Carvalho (2009) sobre a importância da educação para a saúde.  

Um exemplo de educação pela consciencialização está no conceito desenvolvido por Paulo Freire. O modelo de educação criado por Freire encaminha o Homem à reflexão e à tomada de consciência. Esse princípio pode ser aplicado para uma educação global onde a pessoa se questiona a si própria sobre os caminhos que está a tomar, as decisões que faz e como isso influencia a sua saúde e como a suas atitudes contribuem para a preservação ou deterioração do meio em que vive. 

Assim, como sugere Carvalho & Carvalho (2009), o Homem deixa de ser apenas um recetáculo de informação para ser “o agente da sua própria educação e das suas ações”, no grande plano da promoção da saúde através da sua “enorme influência das condições ambientas”, como tão claramente encontramos no texto em análise.

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